AFABB RN
 

História da AFABB-RN


ESCLARECIMENTOS PRELIMINARES

Estatuto AFABB-RN AFABB-RN Manual do Associado

A AFABB-RN está registrada, oficialmente, como tendo sido fundada em 17 de junho de 1998, porém, muitos anos antes do registro com a denominação atual, a nossa Associação já existia em plena atividade, exercendo o mesmo papel de hoje.

E, mesmo anteriormente a 12 de outubro de 1983, data em que foi instituída estatutariamente como “Clube de Funcionários Aposentados do Banco do Brasil”, já funcionava, integrando e prestando serviços aos colegas aposentados e pensionistas.

Considerando-se, portanto, o início efetivo de suas atividades, embora tendo adotado durante sua existência outras denominações, porém sem desviar dos objetivos preconizados desde o seu surgimento, a nossa Associação já ultrapassa, e muito, os 27 anos de atuação contabilizados nesses dois últimos períodos.

REMINISCÊNCIAS

Por muitos anos os colegas aposentados se reuniam, diariamente, de segundas as sextas-feiras, durante o expediente bancário, no segundo pavimento da Agência Centro Natal, na Av. Rio Branco, nº 510, no setor conhecido como “Sala dos Aposentados”, espaço gentilmente cedido pelos gestores daquela agência, em acordo com a Superintendência Regional do Banco. Vale lembrar que antes da disponibilidade da Sala, os aposentados se reuniam à sombra das árvores, no estacionamento do Banco, onde “jogavam conversa fora”, se inteiravam dos acontecimentos que lhes diziam respeito, numa “terapia” que, espontânea e naturalmente, mantinha unidos os laços de amizade, evitando o enfraquecimento da coletividade pela dispersão.

A SALA DOS APOSENTADOS

Foi nesse novo ambiente, a “Sala dos Aposentados”, que os colegas continuaram se reunindo, em meio a um cafezinho, para tomar conhecimento de informações de interesse da comunidade, para receber suas correspondências e “espelhos” (contra-cheques), preencher formulários de ressarcimentos de medicamentos ou de pedido de adiantamento pelo PAS, trocar pontos-de-vista, promover a integração entre todos, prestar serviços, centralizar tudo que é relacionado aos aposentados, conversar e tomar posições sobre assuntos que diziam respeito ao Banco e ao seu funcionalismo, evitando ficar transitando pelas salas do prédio, ou enfrentar filas.

Aos sábados, as reuniões eram realizadas na AABB Natal, a partir das 10 horas da manhã, em volta da famosa “Mesa dos Aposentados”, que chegava a reunir, muitas vezes, mais de trinta aposentados juntamente com suas respectivas famílias, para desfrutar momentos de lazer, receber e transmitir informações, trocar opiniões, e para participar de eventos ligados à vida da comunidade.

Também, periodicamente, eram promovidos encontros e reuniões no Auditório da Agência Natal Centro, com representantes de setores do Banco, e com entidades ligadas ao funcionalismo, onde eram tratados assuntos de interesse dos funcionários aposentados e de pensionistas, tais como sobre o CEASP – Centro de Assistência ao Pessoal, SEJUR – Assistência Jurídica, CASSI – Caixa de Assistência, PREVI – Caixa de Previdência, e setores da Agência Natal Centro e do CESEC, entre outros.

O CLUBE DOS APOSENTADOS

Dessa forma, e por vários anos, funcionou a “Sala dos Aposentados”, quando, em 12 de outubro de 1983, numa das tradicionais reuniões aos sábados, na sede da AABB Natal, o saudoso colega Halley Mestrinho trouxe uma placa, a qual colocou no centro da mesa de reunião, e na placa a inscrição “Clube dos Aposentados”. Nesse dia, a partir desse histórico gesto, a denominação Sala de Aposentados foi substituída pelo nome de “Clube de Funcionários Aposentados do Banco do Brasil”, com Estatuto Social aprovado, sendo eleita uma Diretoria Executiva e Conselheiros, com mandato de um ano, podendo seus componentes serem reeleitos. A estrutura da nova diretoria tinha como objetivo melhor administrar e atender a crescente demanda dos aposentados e pensionistas.

No início do ano de 1998, devido ao progressivo número de associações de aposentados que surgiam ou que se organizavam estatutariamente em todo o país, bem como objetivando unir e uniformizar a luta comum na defesa dos mais legítimos interesses da comunidade, algumas entidades tomavam providências para a criação da FAABB – Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil, e, entre esses pioneiros, encontrava-se o nosso “Clube dos Aposentados do Rio Grande do Norte”, consignada como uma das instituições fundadoras.

A AFABB-RN

Em conseqüência da importância que as associações de aposentados representavam, também, como fortaleza em defesa dos nossos direitos, e buscando uma padronização não apenas de ações, mas de identidade, no velho estilo da “cultura da casa”, o “Clube dos Aposentados” mais uma vez reestruturou seus estatutos e reformulou seu organograma administrativo. Assim, em 17 de junho de 1998, através de Assembléia Geral, tendo como local a Sala de Aposentados, o “Clube dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil” passou a se denominar “AFABB-RN – Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil do Estado do Rio Grande do Norte”, tendo como seus fundadores os seguintes sócios, pela ordem alfabética: Antônio Francisco Correia, Antônio Justino de Medeiros Sobrinho, Antônio Sileno de Noronha Gusmão, Artur Luiz de Araújo, Carlos José da Silva, Carlos Rosalvo de Oliveira Serrano, Divaldo Alves de Medeiros, Djay dos Santos Madureira, Edmilson Ludgero dos Santos, Evandro Soares Nobre, Francisco Franklin de Souza, Francisco José Rodrigues de Carvalho, Hortêncio Beserra Sabóia, Jair Antunes de Lima, João Humberto de Vasconcelos, José Alves Maciel Sobrinho, José de Arimatéa Albuquerque, José de Arimatéia Germano, José Augusto Bezerra de Medeiros Sobrinho, José Carmenio Quinderá Gomes, José Eustáquio da Silva, José Ferreira de Souza Sobrinho, José de Oliveira Pinto, José Wellington, Lavoisier Campos da Silva, Liberalino Fernandes da Costa Júnior, Lídio dos Santos Madureira Júnior, Luís Gonzaga Schimidt Filho, Luiz Moura Dantas, Marcos Oliveira Ulysséa, Nelson Martinho de Oliveira, Paulo César Lemos, Petrônio Dantas de Rezende, Roberto Ribeiro Dantas, Romildo Vilar Ribeiro Dantas, Rômulo Gurgel Diniz, Ronaldo Antunes de Oliveira, Sebastião Andrade da Silva e Vinícius Cavalcanti de Albuquerque.

Foi decidido ainda que, além dos que assinaram a aprovação da criação da AFABB-RN, retro relacionados, também aqueles que assinassem o Livro de Presença ou o Livro de Ata de Fundação da nova entidade, contendo os respectivos termos de constituição da Associação seriam considerados seus sócios fundadores, num total aproximado de 114 associados. Foi registrado, inclusive, que a Associação ora instituída, sucessora do “Clube dos Aposentados”, não se tratava de uma nova entidade, porém uma adaptação às novas exigências, mantendo preservados todos os objetivos e princípios preconizados desde o tempo da “Sala dos Aposentados” e do “Clube dos Aposentados”, conservando, assim, a nossa tradição, e sem prejuízo dos direitos e deveres originalmente concebidos.

Ainda nessa mesma Assembleia foi eleita a primeira diretoria, com mandato provisório até 31.12.1998.

A forte representatividade que a AFABB-RN desfruta entre os aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte é constatada pelo grande número de colegas associados, o que representa hoje mais de cinquenta por cento do universo de aposentados em nosso Estado. Graças à dedicação, trabalho e competência das sucessivas administrações, a AFABB-RN ultrapassou os objetivos de seus fundadores, conseguindo recriar o ambiente de companheirismo e fraternidade que, como funcionários da ativa, encontraram nas antigas dependências do Banco do Brasil, sem dúvida, um dos pilares que levaram o Banco a tornar-se uma instituição forte, desenvolvida e confiável. Esse ambiente é também uma das razões da grande participação dos associados tanto nos eventos, cursos e atividade de lazer, como também na busca de informações, ajuda no preenchimento de documentos ou, simplesmente, à procura de uma conversa amiga.

A AFABB-RN tem servido como exemplo para outras associações e tem recebido elogios por parte de visitantes de outros estados, o que enche de muito orgulho a administração e os associados.

PRIMEIRA DIRETORIA (de 17/06/1998 a 09/06/2005)


DIRETORIA EXECUTIVA


Presidente

Carlos Rosalvo de Oliveira Serrano

Vice-Presidente

José Augusto Bezerra de Medeiros Sobrinho

Primeiro Secretário

Artur Luís de Araújo

Segundo Secretário

Liberalino Fernandes

Primeiro Tesoureiro

José Eustáquio da Silva

Segundo Tesoureiro

Hortêncio Beserra de Sabóia

Diretor de Assuntos Especiais

Luís Gonzaga de Souza Schmidt

Diretor Social

Francisco Franklin de Souza

Diretor Cultural

João Humberto de Vasconcelos

Diretor de Seccionais

Ronaldo Antunes de Oliveira

Diretor de Assuntos Femininos

Cargo vago

CONSELHO DELIBERATIVO


EFETIVOS

Antônio Francisco Correia
Antônio Sileno Gusmão
Francisco José Rodrigues Carvalho
José Wellington
Jair Antunes de Lima
Divaldo Alves de Medeiros

SUPLENTES

José Carmênio Quinderá
Nelson Martinho de Oliveira
Djay dos Santos Madureira

CONSELHO FISCAL


EFETIVOS

Carlos José da Silva
Edmilson Ludgero dos Santos
Vinícius Cavalcanti

SUPLENTES

Lavoisier Campos da Silva
Roberto Ribeiro Dantas
Romildo Vilar Ribeiro Dantas

Essa Diretoria, sob a presidência do colega Carlos Rosalvo de Oliveira Serrano, com suas conseqüentes alterações em alguns dos cargos, por motivo de pedidos, questões particulares ou impossibilidades, conduziu os trabalhos da AFABB-RN até o dia 09 de junho de 2005, transmitindo os cargos aos novos dirigentes eleitos.

Durante esse mandato merece destaque a mudança de sede, quando a Associação deixou de funcionar em salas cedidas dentro da agência do Banco, para uma sala fora de suas dependências. Inicialmente a Associação se estabeleceu numa sala alugada, na Av. Floriano Peixoto, nº 381-A, térreo. Porém logo o espaço se mostrou insuficiente para acolher a quantidade de associados, não raro ocorrendo encontros em que muitos colegas tinham que ficar na calçada, porque a sede não comportava todos. Posteriormente foi alugado um imóvel residencial, na mesma Av. Floriano Peixoto, nº 616, onde hoje funciona, desta vez com instalações mais amplas, porém, logo se mostrando também insuficiente para receber a todos, devido à sua estrutura original mostrar-se inadequada para seus propósitos.

Valendo-se da colaboração financeira de abnegados associados, convidados para contribuírem financeiramente para a compra do imóvel, os quais seriam ressarcidos posteriormente das suas individuais e vultosas importâncias, e, enfrentando decorrentes sacrifícios e adversidades, a Associação comprou, à vista, o prédio aonde funcionava pagando aluguel, e onde está estabelecida atualmente, nesta que é a sua sede própria, permitindo as necessárias reformas e adaptações em sua estrutura física.

Teve início nesse período a oferta de cursos gratuitos aos associados, através do pioneiro Curso de Informática, até hoje em atividade.

SEGUNDA DIRETORIA (de 10/06/2005 a 09/06/2007)

A segunda Diretoria eleita, sob a liderança do colega Rômulo Gurgel Diniz, tomou posse em 10 de junho de 2005, para um mandato de dois anos, o qual, em virtude de reeleição, permaneceu por mais um período, até o dia 30 de junho de 2009, e era, originalmente, assim constituída:

DIRETORIA EXECUTIVA


Presidente

Rômulo Gurgel Diniz

Vice-Presidente Administrativo

José Rogério Vilar de Queiroz

Vice-Presidente Financeiro

José Marinho Lopes

Vice-Presidente de Atividades Sociais

Maria Ângela de Oliveira Santos

Vice-Presidente de Relações Funcionais

Damião Casado de Resende

CONSELHO DELIBERATIVO


EFETIVOS

José Henrique Teixeira de Carvalho
Carlos Rosalvo Serrano
Antônio Justino de Medeiros Sobrinho
Vinícius Cavalcanti de Albuquerque
Joaquim Lúcio Dantas
Fabiano de Cristo Magalhães Wanderley

SUPLENTES

Francisco de Assis Barros
Maria das Graças Menezes de Azevedo
Frederico Vilar Pereira do Lago

CONSELHO FISCAL


EFETIVOS

Lavoisier Campos da Silva
Cláudio Neto
João Alberto de Paiva

SUPLENTES

Eduardo Henrique Medeiros Petrovich
Tarcísio Pereira de Araújo
Pedro Custódio da Fonseca

Como medida inicial, a Diretoria tratou de regularizar as pendências relativas a ressarcimentos remanescentes, e que importava em elevado montante, dos associados que contribuíram financeiramente para a aquisição da nossa sede própria, adotando como critério para saldar a dívida, ressarcir, mensalmente, um associado por sorteio e outro por idade, o que demandou muito tempo até a total quitação.

Durante essa gestão, e fazendo valer a sua austeridade característica no trato das finanças da AFABB-RN, foi possível aos seus dirigentes realizar a primeira grande reforma das dependências da Sede, destacando-se a construção do Auditório João Humberto de Vasconcelos, espaço destinado à realização de Assembléias, palestras, reuniões, encontros, e também local propício a realização de cursos, como o de Fotografia em Máquina Digital e o de Dança de Salão.

Foi implementada a prática de excursões semestrais entre seus associados; foi realizada uma segunda grande reforma, com destaque para a ampliação do Salão de Confraternização; foi criada a Noite Dançante, com o nome original de Seresta Dançante; foi criado o curso de Dança de Salão; e ficou também instituída a realização duas grandes festas tradicionais: o São João, no mês de junho, esta concomitantemente ao aniversário de fundação da Associação em sua nova denominação, e a Festa de Confraternização Natalina, no mês de dezembro, valendo-se da salutar parceria entre a nossa Associação e a AABB Natal.

TERCEIRA DIRETORIA (de 01/07/2009 a dezembro de 2013)

Indicado pela diretoria que terminava seu mandato, e submetida a votação dos associados, foi eleita por quase unanimidade dos votos, a chapa abaixo apresentada, sob a liderança do colega Edmundo Eugênio Dantas Filho.

DIRETORIA EXECUTIVA


Presidente

Edmundo Eugênio Dantas Filho

Vice-Presidente Administrativo

José Marinho Lopes

Vice-Presidente Financeiro

Joaquim Lúcio Dantas

Vice-Presidente de Atividades Sociais e Relações Funcionais

Leonardo José Câmara de Medeiros

Diretor do Departamento Jurídico

Elias Cabral Maciel

Diretor Cultural

Jair Antunes de Lima

Diretora do Departamento Feminino

Juraci Araújo da Cunha

Diretor Administrativo

Francisco José Rodrigues de Carvalho

Diretor Financeiro

Luis Paulo Araújo de Rubim Costa

Diretor de Relações Funcionais

Raimundo Pantoja Duarte

CONSELHO DELIBERATIVO


EFETIVOS

João Humberto de Vasconcelos - Presidente
Jorge Augusto de Góis - Secretário
Aldanira de Medeiros Dantas
Antoluza Cavalcante Jácome Rocha Barrozo
Antônio Fernando Rocha Coelho
Hortêncio Beserra de Sabóia

SUPLENTES

Ana Maria Tavares Dutra
Edward Batista Bezerra
Raul Bezerra de Arruda

CONSELHO FISCAL


EFETIVOS

José Régis Soares Nobre - Presidente
Nivaldo Dantas Chagas - Secretário
Ricardo Torres de Carvalho

SUPLENTES

João Maria de Moura
José Luciano Lima
José Wellington

Durante o mandato desta diretoria, podemos destacar algumas realizações, entre as quais, a terceira grande reforma da sede própria, modificando desde a fachada do prédio; aproveitamento de áreas ociosas; substituição da calçada; climatização de quase todas as dependências, ficando para etapa posterior, e ainda neste ano de 2011, a climatização do Salão de Confraternização e Cozinha. Toda a reforma, com suas significativas modificações, obedeceu a critérios exigidos quando à acessibilidade, de modo que as pessoas com dificuldades de locomoção ou portadoras de deficiências e cadeirantes não encontrem obstáculos ao frequentarem nossas instalações. Foi criada a Sala Multiuso, destinada a encontros, bate-papos e descanso. Foi criada a inovadora Sala de Atendimento Especial, onde o associado poderá ser atendido reservadamente. Foi elaborado um novo jornal informativo, moderno e atrativo, com periodicidade bimestral.

QUARTA DIRETORIA (de janeiro/2014 a dezembro de 2017)

DIRETORIA EXECUTIVA


Presidente

Jair Antunes de Lima

Vice-Presidente Administrativo

Nivaldo Dantas Chagas

Vice-Presidente Financeiro

Nivaldo Dantas Chagas

Vice-Presidente Social

Leonardo José Câmara de Medeiros

CONSELHO DELIBERATIVO


EFETIVOS

Francisco De Assis Barros - Presidente
Edmundo Eugênio Dantas Filho - Secretário
Baltazar De Aguiar Pereira - Membros
Hermínio Sobrinho - Membros
José Rogério Vilar De Queiroz - Membros
Juraci Araújo Da Cunha - Membros
Satírio Ferreria De Carvalho Filho - Membros
Tânia Lúcia Gurgel Caldas - Membros

SUPLENTES

Antoluza Cavalcante Jácome Rocha Barrozo
Hortêncio Beserra De Sabóia
João Roberto Coêlho
Manoel Wilson Fernandes Siqueira

CONSELHO FISCAL


EFETIVOS

Luiz Jackson Miranda - Presidente
Ricardo Torres De Carvalhojosé Regis Soares Nobre - Secretário

SUPLENTES

Damião Casado De Rezende
Eduardo Henrique De Medeiros Petrovich
Leonardo Pinheiro Filho

CONSELHO JURÍDICO


Advogado OAB

Horácio De Paiva Oliveira

Representante da AABB-RN no Conselho de Usuários da CASSI

Titular: Mariberto Bezerra Dantas
Suplente: Raimundo Pantoja Duarte

Advogado OAB

Horácio De Paiva Oliveira

Diretoria Feminina

Aldanira De Medeiros Dantas

Diretoria de Comunicação

Paulo Roberto Ribeiro Laguardia - Jornalista Ctps

Assessoria Assistencial e Previdenciária

Raimundo Pantoja Duarte

Assessoria Contábil

Luis Paulo Araújo De Rubim Costa

Assessoria Administrativa

Francisco José Rodrigues De Carvalho

Durante o mandato desta diretoria, que ainda se encontra em pleno exercício, podemos destacar algumas realizações, entre as quais, a grande reforma na rede elétrica, na rede de informática, na central telefônica e no telhado. Obras também reformando a parte interna posterior da sede para possibilitar a instalação do aparelho de ar condicionado no Salão Principal, Climatização total do Salão Principal, realização do Seguro da Sede, e a criação da Diretoria de Comunicação e Marketing, possibilitando assim maior eficácia e rapidez na comunicação da AFABB-RN com seus associados, parceiros e com a comunidade em geral.

A forte representatividade que a AFABB-RN desfruta entre os aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte é constatada pelo grande número de colegas associados, o que representa hoje mais de cinqüenta por cento do universo de aposentados em nosso Estado. Graças à dedicação, trabalho e competência das sucessivas administrações, a AFABB-RN ultrapassou os objetivos de seus fundadores, conseguindo recriar o ambiente de companheirismo e fraternidade que, como funcionários da ativa, encontraram nas antigas dependências do Banco do Brasil, sem dúvida, um dos pilares que levaram o Banco a tornar-se uma instituição forte, desenvolvida e confiável. Esse ambiente é também uma das razões da grande participação dos associados tanto nos eventos, cursos e atividade de lazer, como também na busca de informações, ajuda no preenchimento de documentos ou, simplesmente, à procura de uma conversa amiga.

A AFABB-RN tem servido como exemplo para outras associações e tem recebido elogios por parte de visitantes de outros estados, o que enche de muito orgulho a administração e os associados.


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